Com a chegada de mais um novo ano, muitos condutores optam por pegarem a estrada ou se deslocarem para eventos conduzindo seus veículos. Com isso, os órgãos de trânsito têm se mobilizado para orientar motoristas que devem enfrentar o trânsito de sua cidade.
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Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 45 mil mortos anuais e R$ 50 bilhões de custo econômico foram os resultados dos acidentes de trânsito no Brasil até 22 de setembro de 2022.
Em 2018, a legislação mudou para punir com mais rigor o homicídio culposo de trânsito.
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Segurança no trânsito
Manutenção preventiva
O motociclista deve realizar revisões periódicas da sua motocicleta, principalmente antes viajar, para verificar as condições dos freios, suspensão, pneus, rodas, líquido de arrefecimento (se houver), faróis e piscas.
Álcool e fadiga
Além de proibido, dirigir sob efeito de álcool coloca em risco a vida de todos que trafegam na via pública.
Se o piloto estiver com sono, também é uma condição perigosa que deve ser evitada.
E, se estiver tomando medicação, é preciso verificar antes se ela apresenta restrições para guiar ou pilotar.
O motociclista precisa manter o foco na estrada e não dispersar a atenção em momento algum.
Alta velocidade
Em uma situação de colisão, o fator “alta velocidade” aumenta a gravidade do acidente, portanto é imprescindível respeitar os limites de velocidade sinalizados.
Com a moto em alta velocidade, o piloto precisa de um espaço maior para frear bruscamente ou desviar do veículo à frente.
No caso de chuva, esta distância (e cautela de modo geral) deve ser dobrada.
À medida que a visibilidade na estrada diminui, é prudente reduzir a velocidade.
Distância segura
Manter o mínimo de distância segura em relação ao veículo da frente é essencial para prevenir acidentes nas estradas.
A regra dos três segundos é uma maneira que auxilia o condutor na contagem dessa distância.
Quando o veículo da frente passar por um poste ou árvore, deve-se começar a contar – 1.001, 1.002 e 1.003.
Caso o veículo passe pelo mesmo poste/árvore antes do 1.003, quer dizer que o condutor ultrapassou o limite mínimo de segurança.
Essa contagem da distância deve ser aumentada em casos de descida e pista molhada. Algumas rodovias têm marcações na pista indicando a distância segura.
Ultrapassagem
Jamais realizar ultrapassagem pela direita, pois os riscos de envolvimento em um acidente grave são maiores.
Utilizar a sinalização antes de uma ultrapassagem é extremamente importante.
Por exemplo, se um motorista de caminhão não notar a presença de uma moto, pode tirá-la, facilmente, da pista ou ainda jogá-la para baixo do eixo, dependendo da distância ou do vácuo e da experiência do motociclista.
Jamais ultrapasse em curvas, ponto cego e/ou em faixa dupla.
Paradas
A cada 200Km ou no máximo 2 horas para abastecimento e hidrate-se com água.
Beba muita água com refrigerante (não só refrigerante).
Beba café e senão tiver problema com pressão alta, energético a base de cafeína.
Se for se alimentar, evite frituras, opte pelos assados e alimente-se, apenas, o suficiente, seu organismo precisa de atenção e não pode perder energia com a digestão.
Viajar com garupa, tudo que foi recomendado lhe serve, todavia, pode ocorrer das paradas serem menores.
A garupa costuma se cansar mais rápido em determinadas motocicletas.
Garupa
Garupa deve estar tão bem equipada quanto o piloto. O piloto deve programar as paradas sempre respeitando o cansaço da garupa.
Bagagem
Objetos e bagagens devem ser transportados, embalados em saco plástico e bem amarrados. Evite ao máximo levar mochilas nas costas.