Com a chegada de mais um novo ano, muitos condutores optam por pegarem a estrada ou se deslocarem para eventos conduzindo seus veículos. Com isso, os órgãos de trânsito têm se mobilizado para orientar motoristas que devem enfrentar o trânsito de sua cidade.

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Conforme o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 45 mil mortos anuais e R$ 50 bilhões de custo econômico foram os resultados dos acidentes de trânsito no Brasil até 22 de setembro de 2022.

Em 2018, a legislação mudou para punir com mais rigor o homicídio culposo de trânsito.

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Segurança no trânsito

Manutenção preventiva

O motociclista deve realizar revisões periódicas da sua motocicleta, principalmente antes viajar, para verificar as condições dos freios, suspensão, pneus, rodas, líquido de arrefecimento (se houver), faróis e piscas.

Álcool e fadiga

Além de proibido, dirigir sob efeito de álcool coloca em risco a vida de todos que trafegam na via pública.

Se o piloto estiver com sono, também é uma condição perigosa que deve ser evitada.

E, se estiver tomando medicação, é preciso verificar antes se ela apresenta restrições para guiar ou pilotar.

O motociclista precisa manter o foco na estrada e não dispersar a atenção em momento algum.

Alta velocidade

Em uma situação de colisão, o fator “alta velocidade” aumenta a gravidade do acidente, portanto é imprescindível respeitar os limites de velocidade sinalizados.

Com a moto em alta velocidade, o piloto precisa de um espaço maior para frear bruscamente ou desviar do veículo à frente.

No caso de chuva, esta distância (e cautela de modo geral) deve ser dobrada.

À medida que a visibilidade na estrada diminui, é prudente reduzir a velocidade.

Distância segura

Manter o mínimo de distância segura em relação ao veículo da frente é essencial para prevenir acidentes nas estradas.

A regra dos três segundos é uma maneira que auxilia o condutor na contagem dessa distância.

Quando o veículo da frente passar por um poste ou árvore, deve-se começar a contar – 1.001, 1.002 e 1.003.

Caso o veículo passe pelo mesmo poste/árvore antes do 1.003, quer dizer que o condutor ultrapassou o limite mínimo de segurança.

Essa contagem da distância deve ser aumentada em casos de descida e pista molhada. Algumas rodovias têm marcações na pista indicando a distância segura.

Ultrapassagem

Jamais realizar ultrapassagem pela direita, pois os riscos de envolvimento em um acidente grave são maiores.

Utilizar a sinalização antes de uma ultrapassagem é extremamente importante.

Por exemplo, se um motorista de caminhão não notar a presença de uma moto, pode tirá-la, facilmente, da pista ou ainda jogá-la para baixo do eixo, dependendo da distância ou do vácuo e da experiência do motociclista.

Jamais ultrapasse em curvas, ponto cego e/ou em faixa dupla.

Paradas

A cada 200Km ou no máximo 2 horas para abastecimento e hidrate-se com água.

Beba muita água com refrigerante (não só refrigerante).

Beba café e senão tiver problema com pressão alta, energético a base de cafeína.

Se for se alimentar, evite frituras, opte pelos assados e alimente-se, apenas, o suficiente, seu organismo precisa de atenção e não pode perder energia com a digestão.

Viajar com garupa, tudo que foi recomendado lhe serve, todavia, pode ocorrer das paradas serem menores.

A garupa costuma se cansar mais rápido em determinadas motocicletas.

Garupa

Garupa deve estar tão bem equipada quanto o piloto. O piloto deve programar as paradas sempre respeitando o cansaço da garupa.

Bagagem

Objetos e bagagens devem ser transportados, embalados em saco plástico e bem amarrados. Evite ao máximo levar mochilas nas costas.