Ícone do site Portal Norte

Brasil é o 3º país com mais pets e mercado projeta crescimento

Pets são considerado por 30% dos tutores como membros da família, segundo estudo - Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Pets são considerado por 30% dos tutores como membros da família, segundo estudo - Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Hoje o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de países com mais pets com um total de 149,6 milhões de animais de estimação, conforme aponta o censo do Instituto Pet Brasil (IPB) de 2021. O país fica atrás apenas da Argentina e do México.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Anualmente, o número de animais de estimação em famílias brasileiras cresce, assim como os serviços e produtos destinados aos cuidados com os bichinhos.

Durante a pandemia de Covid-19, os animais de estimação começaram a incorporar ainda mais os lares como companhias essenciais durante o período de isolamento.

RELACIONADAS

+ Cachorro viraliza após ‘descobrir’ técnica para acalmar bebês nos EUA

+ Vídeo: cão bruto acorda tutor na ‘base da força’ e ação viraliza no TikTok

+ Vídeo: filtro de Natal deixa pinscher ‘furiosa’ e conteúdo viraliza

Conforme o Radar Pet de 2021, pesquisa da Comissão de Animais de Companhia (Comac), durante a pandemia houve um crescimento de 30% em membros de quatro patas nos lares brasileiros.

A Comac está ligada ao Sindicato da Indústria Veterinária.

Pets filhos

Ainda conforme pesquisa da Comac, em 2020, houve o crescimento de 7% nos tutores que enxergam seus cães como verdadeiros filhos.

O estudo também aponta a queda de 16% naqueles que entendem o pet apenas como um bicho de estimação.

Cada vez mais os tutores desejam oferecer o melhor cuidado para os seus “filhos” por serviços que facilitam o dia a dia da família e oferecem os cuidados necessários para o bem-estar deles.

Mercado e e-commerce

E-commerces especializados em produtos para pets vêm ganhando espaço online a fim de atender a demanda dos novos clientes e, consequentemente, o faturamento do setor deve aumentar.

Assim, se o faturamento mercado pet em 2021 foi de R$51,7 bilhões, a previsão é que ele seja 14% maior em 2022, segundo dados do IBP.

O segmento também observou um aumento da preocupação com a saúde dos animais de estimação e novos serviços voltados para cuidados preventivos.

Estão em alta, por exemplo, os planos de saúde pet e os atendimentos veterinários online, que surgiram nos últimos anos.

Dessa maneira, novos serviços e produtos vêm se popularizando entre os tutores que buscam facilidade nos cuidados com seus pets e prometem continuar movimentando o setor.

Sair da versão mobile