Os Bancos de Leite Humano (BHL) das maternidades Ana Braga, Azilda Marreiro e Balbina Mestrinho, arrecadaram mais de 3.127 litros de leite em 2022, no Amazonas.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O leite doado por mais de 800 mulheres alimentou 4.529 bebês prematuros das unidades de saúde públicas e privadas do estado.
O leite materno ajuda a evitar infecções, alergias, problemas estomacais e fortalece a imunidade do bebê.
A rede assegura o leite a bebês prematuros ou de baixo peso internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) e que, por algum motivo, não podem ser amamentados pelas mães
Em 2022, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) promoveu ações visando ampliar a arrecadação de leite e também a doação de frascos de vidro para armazenamento deste material.
No ano passado, foram arrecadados 3.012 frascos, que são esterilizados e utilizados no processo de pasteurização e distribuição do leite.
Como doar
Todas as mães com excedente na produção de leite estão aptas a doar, basta entrarem em contato com um dos Bancos de Leite.
A doação dos frascos pode ser feita diretamente nos bancos de leite ou com o doador solicitando a retirada dos recipientes em sua residência.
Os bancos de leite Fesinha Anzoategui, Praça 14; Maternidade Ana Braga, São José e Galileia na Maternidade Azilda Marreiro, Cidade Nova, estarão recebendo doações de frascos de segunda a sexta, das 7h às 19h.
RELACIONADAS
+ Maternidade lança campanha de doação leite materno em Manaus
+ ‘Amor em Pote’: campanha arrecada frascos para banco de leite em Manaus
+ 14 mil exemplares da Caderneta da Criança são entregues a maternidades de Manaus
Coleta em domicílio
No Fesinha Anzoategui, a coleta domiciliar é disponibilizada quando o doador possui mais de sete frascos.
Para solicitar o serviço domiciliar, basta entrar em contato com número (92) 99339-0130.
No Ana Braga, a coleta na residência é feita a partir de 10 potes, e o agendamento é por meio do telefone (92) 3647-4235.
O BLH da Galileia também realiza a retirada dos recipientes em casa através dos números (92) 3643-5523 ou 99170-5783.
Os mesmos contatos são utilizados para o agendamento da coleta das doações de leite materno e outros esclarecimentos.