O Brasil recebeu, nesta sexta-feira (20), o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a Covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Conforme o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal.
Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos.
Esse é o primeiro tratamento incorporado ao SUS para pacientes com 18 anos ou mais, com diagnóstico confirmado de Covid-19, com sintomas leves a moderados, com alto risco de complicações pela doença (imunocomprometidos) e que não requerem oxigênio suplementar.
RELACIONADAS
+ Ministério da Saúde afirma que Brasil receberá antiviral para enfrentamento da varíola dos macacos
+ Uso do antiviral remdesivir é autorizado nos EUA contra a Covid em casos leves
Para pacientes com 65 anos de idade ou mais, ele deve ser administrado em até 5 dias do início dos sintomas. A indicação do tratamento independe do status vacinal.
“O Ministério da Saúde reforça que o medicamento não previne a doença e a melhor forma de evitá-la é por meio da vacinação, inclusive com as doses de reforço. Procure a unidade de saúde mais próxima e complemente a imunização”, alertou a pasta.