O problema da poluição plástica do planeta está piorando no Planeta, a poluição global é de 139 MMT (milhões de toneladas métricas) de plástico descartável em 2021.
É o que revela o Índice de Fabricantes de Resíduos Plásticos de 2023 do relatório do Minderoo Foundation.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Além da poluição plástica, o relatório traz e novas estimativas de gases de efeito estufa no ciclo de vida.
As emissões de plásticos descartáveis demonstram como os produtores de plásticos descartáveis também contribuem para a crise climática.
Poluição plástica do planeta
Descobriu-se que a população global utilizava 139 MMT (milhões de toneladas métricas) de plástico descartável em 2021, até 133 MMT em 2019.
Entre as principais recomendações do relatório está um forte apelo para investidores e instituições financeiras usarem estratégias de engajamento, votação por procuração e desinvestimento para pressionar as empresas petroquímicas a construir novas instalações de produção de polímeros à base de combustíveis fósseis.
RELACIONADAS
+ Projeto de Lei incentiva reúso e reciclagem de plástico no Brasil
+ Pesquisa revela que cada brasileiro descarta, por ano, até 16 kg de plástico no mar
+ Inglaterra proíbe uso e comércio de colher, garfo e faca de plástico
As principais conclusões do relatório revelam:
- Apesar da crescente conscientização do consumidor, atenção corporativa e regulamentação, há mais resíduos plásticos descartáveis do que nunca, um adicional de 6 milhões de toneladas métricas (equivalente a quase 1 kg por pessoa no planeta) gerado em 2021 em comparação com 2019, ainda quase inteiramente feito de combustíveis fósseis
- Plástico descartável não é apenas uma crise de poluição, mas uma crise climática.
- As emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida (Escopo 1, 2 e 3) de plásticos descartáveis em 2021 foram equivalentes às emissões totais do Reino Unido (450 milhões de toneladas métricas de CO)
- A reciclagem não está crescendo rápido o suficiente e continua sendo uma atividade marginal para o setor de plásticos de 2019 a 2021.
- O crescimento de plásticos descartáveis feitos de combustíveis fósseis foi 15 vezes maior que o de plásticos reciclados.
- Na indústria petroquímica, dois outliers estão firmemente comprometidos com a reciclagem e produção de polímeros reciclados em escala: a Far Eastern New Century de Taiwan e a Indorama Ventures da Tailândia.