A International Organization for Standardization (ISO) surgiu em 1946, em Genebra, na Suíça.
A sigla surge com o desafio de criar e promover normas que possam ser utilizadas em todo o mundo.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O Brasil é representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apesar disso, ainda hoje, a ISO representa um desafio para as empresas do país.
Segundo Heron Berton, CEO da Veloxi S/A, a conquista de certificações ISO deve ser implementada de maneira correta e eficaz em uma empresa.
“O procedimento de transição incide em desafios que envolvem colaboradores, processo produtivo e fatores econômicos”, afirma.
Quais as ISOs mais comuns?
O CEO da Veloxi S/A conta que as ISOs mais comuns são a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 que compõem o SGI (Sistema de Gestão Integrado).
O SGI representa um conjunto de requisitos padronizados e que pode ser aplicado a qualquer tipo de organização.
“As normas ajudam as empresas a quebrarem barreiras internacionais, promovendo boas práticas de gestão e o avanço tecnológico para tornar o negócio mais eficiente e eficaz”, explica Berton.
Quais as vantagens da certificação?
Para o CEO, a implementação e a certificação de um sistema de gestão da qualidade pode trazer muitas vantagens.
Ele destaca as melhorias no gerenciamento de processos, maior satisfação dos clientes, vantagens competitivas e diferenciais no mercado.
“Deve ser realizada uma avaliação de diagnóstico do cenário atual da empresa para identificar o nível de cumprimento das exigências do negócio e obter o planejamento ideal a ser trilhado”, ensina.
RELACIONADAS
+ Parceria para cooperação técnica industrial beneficia empresas em Manaus
+ Trabalho remoto no Brasil permanece em alta, aponta estudo
+ Mercado da estética: Brasil figura em 3º lugar no mercado global
Ainda segundo o gestor, após identificar as necessidades, é necessário fazer um balanço dos requisitos que deverão atender às condições para a implantação e homologação.
“Diante dos objetivos planejados, deverá existir uma estruturação ou reestruturação para a adequação ao padrão exigido pela certificação desejada”, pontua.
Por fim, o especialista ressalta que é importante realizar sessões de pré-auditoria para analisar os resultados da melhoria do sistema.
O intuito desse análise é identificar pontos que ainda devem ser aprimorados para estar conforme os requisitos das normas regulamentadoras.