Ícone do site Portal Norte

TO: 3 policiais militares são presos durante operação de grilagem de terras

Operação da Polícia Civil do Tocantins - Foto: Dennis Tavares/Governo do Tocantins

Polícia Civil do Tocantins - Foto: Dennis Tavares/Governo do Tocantins

Nesta quinta-feira (30), a Polícia Civil deflagrou uma Operação ‘Loteamento Gerais’ contra grilagem de terras, cumprindo mandados de prisão, busca e apreensão.

Entre os alvos da ação, estão três policiais militares do estado do Tocantins.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

A investigação é conduzida pela Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) do Tocantins, com apoio da Delegacia de Investigações Criminais de Goiânia (Deic).

O mandados de prisão

A Polícia Civil cumpre 12 ordens judiciais expedidas pela Vara Criminal de Dianópolis em uma operação contra ocupação ilegal de áreas de preservação ambiental.

Em Tocantins, as ações ocorrem em Palmas, Rio da Conceição, já em Goiás, a operação ocorreu em Goiânia.

No total, três prisões e seis ordens de busca e apreensão foram realizadas no Tocantins, enquanto em Goiânia, foram cumpridas duas ordens de busca e uma prisão.

Além das prisões, a Justiça determinou a apreensão de carros, armas, celulares e documentos.

De acordo com as primeiras informações, os criminosos fraudavam documentos para ocupar de forma ilegal áreas de preservação ambiental.

As autoridades policiais iniciaram as ações ainda de madrugada, saindo do complexo de delegacias especializadas da polícia civil e seguem nas ruas.

RELACIONADAS

No Amapá, Polícia Federal investiga grilagem de terras da União

No Amapá, PF investiga possível desvio de R$ 1 milhão de cota parlamentar de deputado estadual

+ Aprovação do ‘PL da Grilagem’ teve voto favorável de cinco deputados do AM

Operação Loteamento Gerais

A operação investiga os crimes de tortura, sequestro e cárcere privado, dano qualificado e associação criminosa, todos relacionados a um conflito agrário existente em uma área de aproximadamente três mil hectares, local denominado “Loteamento Gerais”, localizada na zona rural do município de Rio da Conceição, sudeste do Tocantins.

Conforme aponta a investigação realizada pela Polícia Civil do Tocantins, existem dois grupos litigantes, disputando a propriedade da área, sendo que cada um dos grupos possuía uma sede na área sob litígio.

O primeiro grupo denomina a área como “Fazenda Conceição” e o segundo grupo denomina a área como “Fazenda Lagoa Feia”.

Neste contexto, no dia 13 de agosto de 2021, a sede da “Fazenda Conceição” foi invadida por três indivíduos armados que, a bordo de uma caminhonete, torturaram e sequestraram o funcionário da fazenda, tendo ainda danificado uma outra caminhonete da propriedade.

O veículo utilizado na invasão também foi alvo de busca e apreensão, assim como armas de fogo e aparelhos celulares.

Os indivíduos presos estão sendo ouvidos pela Polícia Civil, que após os procedimentos legais cabíveis, os encaminharão para unidades prisionais.

O que é Grilagem?

A prática de grilagem consiste na apropriação ilegal de terras públicas ou privadas, por meio de fraudes documentais e outros artifícios.

O crime tem impactos negativos sobre o meio ambiente e sobre as comunidades que habitam as áreas afetadas.

Sair da versão mobile