Ícone do site Portal Norte

Fechamento de empresas cresce 20% no Brasil em 2022, aponta MDIC

Dados sobre fechamento de empresas são do MDIC - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Dados sobre fechamento de empresas são do MDIC - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O percentual de fechamentos de empresas cresceu 20% no Brasil em 2022, conforma dados do Mapa de Empresas, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Dados oficiais apontaram um crescimento de 19,8% no fechamento de empresas no Brasil, que passou de 1,4 milhão em 2021 para 1,7 milhão de negócios encerrados em 2022.

Os indicadores apontam um cenário desafiador para organizações que querem sobreviver e ter relevância no mercado.

Empresas e qualidade

Para prezar pela qualidade de produtos desenvolvidos e/ou vendidos, é preciso que a empresa considere toda a cadeia de fornecimento como parte essencial da organização e que deve manter o mesmo padrão de qualidade e ética.

A Sedex (Supplier Ethical Data Exchange), entidade global que promove melhorias nas práticas comerciais, criou a SMETA, um dos modelos de auditoria ética mais utilizados no mundo.

RELACIONADAS

+ Inscrições para programa nacional de apoio à inovação são prorrogadas

+ Saiba o que é e como atua um investidor-anjo no mundo dos negócios

+ Em 2023, vendas no e-commerce devem ultrapassar US$ 1 trilhão

Auditoria ética

A SMETA, indicada para empresas de todos os tamanhos e setores, conta com quatro pilares avaliativos: saúde e segurança, normas laborais, meio ambiente e ética nos negócios.

A avaliação realizada com as diretrizes dessa auditoria permite à empresa medir seu desempenho socioambiental e traçar estratégias para melhorá-lo, mesmo que os resultados já sejam positivos.

Sair da versão mobile