O Acre recebeu do Governo de Minas equipamentos de UTIs pediátrica e neonatal para enfrentar dificuldades no atendimento infantil por conta de doenças respiratórias.
Os equipamentos chegaram a Rio Branco na noite da última sexta-feira (23).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A situação se agravou principalmente após o período de cheia nos rios e com a chegada do período sazonal de doenças respiratórias nesta época do ano.
Os berços aquecidos e incubadoras são equipamentos fundamentais para o atendimento infantil, auxiliando a recuperação, o controle térmico e o desenvolvimento de recém-nascidos e bebês maiores.
Os aparelhos já começaram a ser instalados e estão à disposição da população acreana.
RELACIONADAS
+ Vagas para mulheres são ampliadas no concurso do IAPEN, no Acre
+ Acre tem a quinta maior taxa de mortes no trânsito, aponta pesquisa
+ Arraial Cultural 2023 é lançado oficialmente neste sábado, no Acre
Doações da Fhemig
A doação foi viabilizada por meio da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Segundo o secretário de Saúde de MG, Fábio Baccheretti, os equipamentos enviados ajudarão na abertura de novos leitos de UTI neonatal e UTI pediátrica em Rio Branco.
“Conseguimos articular com a Rede Fhemig esta doação importante. Vale o destaque: é importante trabalharmos em rede não só dentro do estado, mas também com os outros 26 estados que compõem nosso país para a gente conseguir, num momento desse, ajudar a salvar vidas como faremos no Acre”, ressaltou.
Nos próximos dias, o governo mineiro também enviará equipamentos para reforçar o atendimento no estado de Santa Catarina, que enfrenta problemas semelhantes.
A doação inclui ventiladores mecânicos, ventiladores pulmonares e incubadoras.