As constantes mudanças no mercado jurídico exigem cada vez mais novas habilidades dos profissionais de advocacia, além de um olhar ampliado do negócio.

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É o que acredita o empresário e especialista em marketing jurídico Bruno Bom, autor do livro “A Filosofia de Sucesso na Advocacia”, em parceria com Sergio Vieira, sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados, que recebeu os títulos de Cidadão Manauara, em 2018, e de Cidadão Amazonense, em 2019.

Previsto para ser lançamento oficialmente nesta quinta-feira (17), em São Paulo, o livro é direcionado a todos os operadores do Direito em quaisquer níveis de atuação.

“É um diálogo com marketing, gestão, empreendedorismo, novas tecnologias, hards, soft skills, networking. Embora a obra seja direcionada ao setor jurídico, contém insights e reflexões para profissionais de quaisquer segmentos”, revela Bruno.

O livro traz um guia de negócios, gestão, empreendedorismo e um estudo de caso da Nelson Wilians Advogados, maior escritório de advocacia empresarial da América Latina.

Co-autor da obra, Sergio enfatiza que o material consiste em perceber que o modelo de negócios mudou e que o advogado precisa ser um aliado estratégico de negócios de seus clientes.

“Acredito em uma frase de Alvin Toffler, na qual ele diz que o analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler ou escrever, mas sim aquele que não tem a capacidade de aprender, desaprender e reaprender. Acho que essa é a filosofia de sucesso na profissão: a capacidade do advogado aprender, desaprender e reaprender o tempo inteiro, em virtude do dinamismo e da mutabilidade não só do mercado jurídico, mas do mundo”, reflete.

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Experiência

Segundo os autores, a ideia de escrever o livro veio após a observação da atuação dos escritórios jurídicos no Brasil e da análise de poucos se tornaram exitosos durante os últimos dez anos.

Bruno Bom conta que a inspiração para desenvolver a obra também é baseada na pesquisa de Napoleon Hill, “Pense e Enriqueça”, de 1937.

“Daniel Carnegie solicitou que Napoleon Hill reunisse, por meio de pesquisa, os denominadores de sucesso entre os empresários da época. Essa pesquisa demorou 20 anos e ele entrevistou grandes personalidades, como Henry Ford, Rockfeller, Nicola Tesla. Com essas entrevistas, Hill escreveu ‘Pense e Enriqueça’, que traz os denominadores em comum de pessoas que são exitosas, independente do que façam”, detalha.

Bruno e Sergio Vieira reuniram os elementos de sucesso com base em experiências na área jurídica.

“Não se trata de nenhum script, porque eu repreendo veementemente dizer que existe uma fórmula de sucesso, um roteiro. Muitas vezes, buscamos na mais sofisticada aula de gestão ou desses gurus da internet uma solução que satisfaça nosso problema, seja qual for, mas acredito que podemos encontrar na própria filosofia histórica ou realista, pensamentos, reflexões e métodos de pensar que podem ser aplicados para a nossa realidade”, reflete Sergio Vieira.