O Ministério da Saúde anunciou que a vacinação contra a covid-19 passará a ser anual para grupos prioritários e a integrar o calendário nacional de imunização para crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Até agora, as ações de imunização contra a doença eram conduzidas de forma excepcional por causa da emergência sanitária.

Primeiramente, em 2021, a campanha foi organizada de acordo com a disponibilidade de vacinas e públicos com maior necessidade.

Entre 2022 e 2023, após toda a população adulta ter acesso às duas doses iniciais, foram ofertadas vacinas infantis, doses de reforço e o imunizante bivalente.

A partir de 2024, a vacinação passa a acontecer anualmente para públicos prioritários, a exemplo do que ocorre com a campanha de vacinação contra a influenza (gripe).

O ministério não detalhou se haverá um mês específico de início da campanha ou se a imunização já estará disponível automaticamente para os grupos prioritários 12 meses após a aplicação da última dose.

Os demais públicos, como adultos sem nenhuma imunossupressão, não serão o foco da vacinação anual, mas ressaltou que esse cenário pode mudar conforme o surgimento de novas variantes ou mudanças no cenário epidemiológico.

RELACIONADAS

+ Influenza: vacinação no Amazonas inicia dia 13 de novembro

+ Vacina contra Covid-19 vai compor Calendário Nacional de Vacinação