O consumo exagerado de alimentos nas festas de fim de ano pode prejudicar a saúde, alerta a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Visando evitar excessos que podem prejudicar a saúde e manter o equilíbrio nutricional, a pasta destaca a importância do cuidado com alimentação no período.
Pratos, bebidas e porções
É preferível criar pratos coloridos, controlar as porções, consumir carnes magras, evitar frituras, incluir mais saladas, trocar acompanhamentos menos saudáveis, beber água, sobremesas saudáveis e ingerir a refeição corretamente, sem pressa.
As dicas são da nutricionista Liane Figueiredo, que ainda explica como controlar o desejo excessivo pelos doces.
“Para controlar o consumo excessivo de doces nas festas, pratique a moderação, escolha opções saudáveis, controle as porções e evite excessos antes dos eventos. Com bebidas alcoólicas, intercale com água, estabeleça limites”, pontuou.
Substituições
Importante destacar que a pessoa pode fazer substituições saudáveis em receitas natalinas.
Como trocar a farinha branca por integral, usar açúcares naturais como mascavo, optar por óleo de coco ou azeite em vez de gorduras menos saudáveis.
A profissional orienta a experimentar leites vegetais, como o de amêndoa, e substituir o creme de leite por iogurtes integrais para tornar suas receitas mais nutritivas e equilibradas.
Festas sem excessos
Durante as festas de fim de ano, é aconselhável evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e gorduras, como doces, sobremesas muito calóricas e frituras.
Também é indicado controlar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois podem contribuir significativamente para o aumento de calorias.
RELACIONADAS
+ Festas de Fim de Ano: nutricionista dá dicas para equilíbrio na alimentação
+ Detran-RR reforça ações de fiscalização e educação para férias e festas de fim de ano
+ Tacacá é a comida mais procurada no Google em 2023; veja ranking