Um homem de 31 anos terá o dedo indicador amputado por conta da picada de uma aranha-marrom (Loxosceles sp). O garçom Wilker Guimarães contou ao g1 que acordou por volta das 7 horas do dia 28 de dezembro com fortes dores na mão. Depois de um tempo, ele sentiu o membro latejar e notou um corte.
O garçom recebeu soro antiaracnídico, mas seu dedo será amputado porque o membro necrosou devido ao veneno da aranha. De acordo com o biólogo Daniel Bortone, acidentes com aranhas-marrom não são comuns no litoral de São Paulo.
O especialista afirma ainda que a espécie não é agressiva e não consegue picar humanos. O que acontece, segundo ele, é que quando a pessoa espreme a aranha contra o corpo, ocorre a introdução do veneno.
O recomendado é buscar atendimento médico o mais rápido possível, caso seja picado por qualquer tipo de aranha. Outros cuidados incluem lavar o local com água e sabão, beber bastante água e, se possível, buscar socorro levando a aranha dentro de um pote.
Para prevenir picadas de aranhas, o ideal é sempre olhar toalhas antes de se secar e roupas antes de vesti-las, bater calçados no chão para ver se não há aranhas dentro e também vedar vãos de portas e janelas e buracos na parede de casa.