A beterraba é uma raíz tuberculosa que surgiu na Europa. O vegetal possui três tipos: açucareira, forrageira e a consumida como hortaliça no Brasil. Fonte de potássio, folato, vitaminas C e do complexo B, a beterraba é um poderoso antioxidante.
Além disso, o vegetal é rico em ácido fólico, carotenóides, betacaroteno e betalaína. Cozida, a beterraba, que possui cerca de 32 quilocalorias por 100 gramas, é também uma alta fonte de fibras, consumida em saladas e sucos.
De acordo com o UOL, Viva Bem, um dos principais benefícios da beterraba é o controle da pressão arterial. Por conta da presença de nitrato, a raíz contribui para a dilatação das veias, melhorando o fluxo sanguíneo e, assim, controlando a pressão. Os nitratos também melhoram o desempenho das mitocôndrias, o que aumenta a produção de energia e beneficia os músculos.
E para quem tem dificuldade de ir ao banheiro, a notícia é boa: rico em fibras, o vegetal melhora a digestão e previne problemas como a constipação. As mesmas fibras aumentam a saciedade, por este motivo há um maior controle calórico, consequentemente contribuindo para a perda de peso.
O consumo de beterraba não traz efeitos colaterais significativos, porém é necessário cuidado e atenção em casos de pressão baixa, pressão alta medicada e pedras nos rins. O indicado é sempre consultar um médico, para analisar a quantidade adequada de consumo do vegetal.