Uma moradora de Santos, no litoral de São Paulo, relatou que o bairro onde mora, Boqueirão, sofre de uma ‘infestação’ de saruês. A terapeuta Regiane da Luz contou ao site A Tribuna que o primeiro animal apareceu no Natal, dentro de sua máquina de lavar roupas. 

Ela relatou ainda que, no Ano Novo, outro saruê apareceu no local, mas ela não sabe se é o mesmo visitante. “Os filhotes estão muito acostumados com as pessoas”, disse a terapeuta. Veja a imagem do animal aqui.

A moradora diz se sentir insegura e que precisou colocar telas provisórias em seu apartamento, que fica no andar térreo. Ela, assim como outros moradores do bairro, acredita que os animais estão se reproduzindo em uma casa abandonada, que fica no cruzamento da Avenida Conselheiro Nébias com a Rua Alexandre Herculano. 

O médico veterinário José Heitzmann Fontenelle, do Orquidário Municipal de Santos, explicou ao portal A Tribuna que os meses de outubro e novembro são períodos de reprodução dos saruês, também conhecidos como gambá-de-orelha-preta.

“No período reprodutivo, eles se deslocam mais à procura de alimentos, deixando seus esconderijos e podendo aparecer mais pela cidade”, explicou.