Ícone do site Portal Norte

Suco de babosa: como consumir e quais os benefícios?

Babosa

Gel da babosa pode ser batido com água e mel e ingerido - Foto: Freepik

Muito se fala sobre os benefícios da babosa para os cabelos e também como calmante para a pele. Mas a babosa, também conhecida como aloe-vera, pode ser utilizada para fazer suco. O gel, retirado de dentro das folhas, tem nutrientes que são extremamente benéficos para a saúde. 

Segundo informações divulgadas no Estado de Minas, os egípcios chamavam a babosa de “planta da imortalidade”, por conta das suas propriedades. 

O gel de aloe vera, de acordo com o nutrólogo Ronan Araújo, é feito de água, açúcares, vitaminas como A, C, E – conhecida como a vitamina da beleza -, B1, B2, B3, B6, B12 e minerais como cálcio, magnésio e zinco. 

Um dos benefícios no consumo do suco da babosa é a desintoxicação e limpeza do intestino, além de combater a prisão de ventre e aliviar sintomas de gastrite. Isso por conta de algumas de suas propriedades antioxidantes e ações prebióticas, que são ótimas para o sistema digestivo. 

A babosa também ajuda a controlar o diabetes, o colesterol e o triglicérides. Mas é preciso cuidado ao manusear a planta, porque a parte da seiva que é amarelada pode causar diarreia, já que é laxativa.

O preparo do suco consiste em bater o gel com um pouco de água e mel. O suco não deve ser consumido por mais do que 15 dias, e logo depois desse período o indicado por nutrólogos é que se faça uma pausa de três meses.

Sair da versão mobile