Usado para fins terapêuticos há muitos anos, o chá de alecrim tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. A bebida é rica em ácidos fenólicos, flavonóides e terpenos fenólicos. Mas afinal, quais são seus benefícios?
A nutricionista Clarissa Fujiwara explicou ao UOL que os maiores benefícios estão nas folhas da planta. Ela ressalta, porém, que há muitos estudos sobre o alecrim com o uso em animais, mas pouco estudo com humanos, por esse motivo é preciso cautela, de acordo com a professora do curso de pós-graduação em fitoterapia Neiva Souza.
Neiva aponta para o alívio em sintomas gastrointestinais após a ingestão do chá de alecrim, especialmente os problemas digestivos. “Alguns estudos em modelos animais mostram melhora na produção de enzimas digestivas”, explica.
Também em animais, foi notada uma perda de peso após o consumo do chá de alecrim. Clarissa Fujiwara acredita que o ácido carnósico presente no extrato de alecrim pode modificar positivamente a microbiota intestinal de ratos obesos.
Grávidas e lactantes não costumam receber a indicação do uso do chá de alecrim. O motivo, segundo Fujiwara, é justamente a falta de estudos. “O consumo frequente e em grandes quantidades pode aumentar o risco de abortos espontâneos ou partos prematuros”, ressalta.