Ícone do site Portal Norte

‘Cidade Luz’ Paris amanhece coberta de neve depois de cinco anos

Após uma nevasca intensa durante a madrugada

Após uma nevasca intensa durante a madrugada - Foto: Getty Imagem

Nesta quinta-feira (18), a cidade de Paris, capital da França, amanheceu coberta de neve. A última vez que a região de Paris registrou esse volume de neve foi em janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Após uma nevasca intensa durante a madrugada, a profundidade da neve chegou a quatro centímetros em algumas regiões. Segundo o jornal francês Le Figaro,

A neve afetou a circulação de alguns transportes públicos na capital francesa, mas o tráfego foi normalizado por volta do meio-dia (horário local, 11h em Brasília). Durante a manhã, as autoridades da região de Île-de-France chegaram a pedir aos motoristas que adiassem suas viagens.

O serviço meteorológico francês, Météo-France, informou ao Le Figaro que a neve atingiu, em geral, entre um e quatro centímetros de profundidade. 

Vídeo enviado por um internauta mostra a imensa neve que caiu na cidade.

https://controle.portalnorte.com.br/wp-content/uploads/2024/01/WhatsApp-Video-2024-01-19-at-09.16.35.mp4

Porque Paris é conhecida como a cidade luz? 

Paris, a capital da França, é mundialmente famosa por muitas razões – sua arquitetura icônica, a majestosa Torre Eiffel, a culinária deliciosa e sua história rica. No entanto, um dos apelidos mais conhecidos de Paris é “Cidade Luz”.

Mas por que exatamente a cidade ganhou esse título tão especial? O século XVIII foi marcado pelo florescimento do Iluminismo, um movimento intelectual que promoveu ideias de razão, liberdade e conhecimento. E tudo isso começou na França!

A cidade desempenhou um papel fundamental nesse movimento, tornando-se um centro intelectual da Europa.

Essa era de iluminação intelectual deu a Paris uma reputação de cidade onde as ideias brilhantes e progressistas prosperavam. Assim, o termo “Cidade Luz” começou a ser associado não apenas à luz física, mas também à luz do conhecimento e da sabedoria que brilhava na cidade.

Sair da versão mobile