O cafezinho de todo dia pode ajudar muita gente a não sentir sono ou se sentir mais disposto para encarar as tarefas do dia. A bebida é uma das mais tomadas no mundo e sua fama de energia vem da cafeína.
O problema da cafeína em excesso é que diversos problemas de saúde podem surgir, como arritmias cardíacas, ansiedade e dependência. O professor do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da USP, Bruno Gualano, explicou ao g1 que é necessário moderação.
“A cafeína é uma droga estimulante. Apesar de fazer parte da nossa alimentação, é preciso cautela. O consumo em excesso pode trazer consequências para a saúde e dependência”, ressaltou.
De acordo com o portal g1, o consumo diário de cafeína não deve ultrapassar os 400 mg, que equivale de duas a quatro xícaras pequenas de café. O consumo após as 15 horas também não é indicado e não deve-se ingerir 300 mg de cafeína de uma só vez.
A cafeína não está presente só no café: chocolates, refrigerantes, energéticos e até remédios também possuem a substância. Cafés instantâneos ou solúveis tendem a possuir menos cafeína em sua composição.