As fibras são muito conhecidas por serem as maiores aliadas do intestino. A grande maioria dos profissionais reforça que o bom funcionamento do intestino é fundamental para melhorar a saúde no geral.
A fibra é considerada um nutriente prebiótico, ou seja, não é digerida e absorvida ativamente, mas sim usada para promover o crescimento de “micróbios do bem” em nosso intestino. São esses micróbios que nos ajudam a digerir os alimentos e obter mais nutrientes, evitando o crescimento de bactérias nocivas à saúde.
Além disso, as fibras também geram um efeito positivo na nossa imunidade. O consumo diário recomendado de fibras é de 25 a 38 gramas. Estima-se, porém, que a população consuma metade disso. Algumas boas fontes de fibras são: nozes, sementes, grãos integrais, feijões e leguminosas, além de frutas e legumes.
Entre os benefícios além-intestino, as fibras podem diminuir o risco de morte por problemas cardiovasculares e obesidade. Elas também ajudam a regular o colesterol e o açúcar no sangue, além de aumentar a saciedade após as refeições.