Além da data da validade, é importante se atentar para alguns detalhes nos alimentos na hora de fazer a compra. A coordenadora da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, Aline Borges, esteve no “É De Casa”, da TV Globo, para ensinar o consumidor a identificar alimentos estragados.
A primeira coisa a se atentar é que todos os produtos de origem animal devem possuir o SIF: Selo de Inspeção Federal.
A especialista ressalta que essa é a forma de garantir que o produto foi inspecionado. Mesmo assim, a coloração do produto pode mostrar se ele está bom para o consumo. “Um produto com a coloração mais escurecida, pode denotar que ele tenha ficado, armazenado e exposto em temperatura inadequada”, aponta ela.
Mesmo para produtos como arroz e feijão, a dica pode ser guardá-los na geladeira. “O problema de o arroz e feijão ficarem na despensa, dependendo da temperatura, é que pode dar bichinho. Então, se for demorar muito para utilizar, é recomendado também guardar na geladeira porque eles duram mais tempo”, explicou Aline.
Para iogurtes e leites, a dica é prestar atenção na embalagem. Se elas estiverem estufadas, é porque permaneceram fora da temperatura ideal por algum tempo. Aline explica que isso é causado por microorganismos que produzem gás e podem estufar a embalagem.