O líder indígena Paulo Marubo, que comandou as buscas por Bruno Pereira e Dom Philips em 2022, morreu neste sábado (3) em Manaus. Ele teve uma piora em seu quadro de hepatite na última semana, segundo o portal Terra.

Paulo Marubo coordenou a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) três vezes. Seu sobrinho, Eliésio Marubo, afirmou que o tio já estava com os rins e fígado bastante comprometidos.

Paulo Marubo foi um dos responsáveis por estruturar a Equipe de Vigilância da Univaja (EVU), cuja função é ampliar a segurança dos povos originários que habitam a Terra Indígena do Vale do Javari.

O território reúne o maior número de indígenas em isolamento voluntário do mundo e vive sob ameaças do tráfico internacional de drogas e a pesca e caça ilegais, segundo a Agência Brasil.

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) reconheceu, em nota, o legado deixado por Paulo Marubo. Na mensagem, a entidade afirma que ele “criou condições para que a floresta e as vidas que ali habitam sigam em pé”.