A beterraba é um vegetal versátil e queridinho na dieta, já que pode ser ingerido em saladas ou até sucos e melhorar a condição física de quem a inclui nas refeições.
A nutricionista Cinthia Gomes explicou à CNN Brasil que a beterraba é rica em vitamina C, cálcio, zinco, potássio, ferro e muito mais. Conheça 5 benefícios da ingestão do vegetal.
1. Aumenta o rendimento físico
O suco de beterraba é um excelente pré-treino, já que aumenta a performance nas atividades físicas. “O nitrato inorgânico, presente na beterraba, promove a vasodilatação e pode melhorar o desempenho no exercício físico no que diz respeito à resistência cardiorrespiratória, função muscular e melhora do metabolismo aeróbico”, explica Cinthia.
2. Ajuda no emagrecimento
O emagrecimento vem de um conjunto de hábitos como um todo, mas a beterraba pode ajudar no processo devido à quantidade de fibras e poucas calorias. “A sua ingestão proporciona sensação prolongada de saciedade, contribuindo para o controle do peso corporal”, diz a nutricionista.
3. Reduz a pressão alta e o colesterol ruim
Por conta de um componente chamado nitrato, a beterraba ajuda a controlar a hipertensão já que o óxido nítrico tem um efeito vasodilatador. Também por conta das fibras, o LDL (colesterol ruim) também é reduzido.
“Isso porque as fibras têm efeito sobre o metabolismo interferindo na menor absorção de gorduras pelo organismo”, explica a nutricionista Ruth Pereira Costa Silva ao CNN.
4. Fortalece o sistema imunológico
A beterraba é rica em vitamina C e por isso fortalece o sistema imunológico. O vegetal também tem propriedades antioxidantes que fortalecem as células de defesa do organismo.
5. Previne a constipação intestinal
Novamente por conta das fibras, a beterraba ajuda a regular o intestino e previne a constipação intestinal. As fibras estimulam o movimento natural do órgão e facilitam a evacuação.