Ícone do site Portal Norte

Brasileia mesmo com a cheia mantém integridade territorial no Acre

O município de Brasileiro localizado no interior do Acre mantém a integridade territorial brasileira mesmo com a cheia do Rio Acre. Os bairros Leonardo Barbosa e 28 de Maio ficaram isolados devido ao aumento das águas, na medição das 16h20 atingiu 11,13 metros, nesta sexta-feira (1º).

A região que possui cerca de 44 hectares é uma área equivalente a 66 estádios de futebol e continua fazendo parte do Brasil porque não houve ruptura do acesso ao local, segundo autoridades acreanas.

Caso haja um rompimento devido à força das águas esse território passaria a fazer parte do país vizinho, a Bolívia.

Isso se dá devido o acordo de Tratado de Petrópolis, que definiu a incorporação do Acre ao Brasil em 1903, e a fronteira do Brasil com a Bolívia.

Bairro Leonardo Barbosa, no município de Brasielia, interior do Acre, poderia passar a fazer parte da Bolívia com enchente. Foto: Marcelo Silva

A cheia e a vazante do Rio Acre tem mudado a estrutura do bairro ao longo dos anos. Essa é a segunda vez que Brasileia recebe o alerta.

A primeira situação em que o alerta foi emitido aconteceu em 2015, na segunda maior enchente do rio quando chegou a marca de 15,55 metros.

Sair da versão mobile