A apresentadora Jaqui Ciocci do The Chef na Band, ex de Edu guedes, falou em como é difícil lidar com a pressão estética que cria comparações entre mulheres e contou ainda como isso afetou diretamente durante um tempo a sua saude mental.
De acordo com a QUEM, a ex-miss São Paulo 2015, desabafou: “Sempre tive o quadril largo para o padrão esperado, e vivi por muito tempo tentando me encaixar. Não conseguia me ver bonita de jeito nenhum. Quando eu entendi que belo era ser você mesmo, e que isso traria muito mais poder à minha pessoa, parei de me basear em qualquer tipo de padrão. Hoje eu me cuido porque gosto, e realmente só me comparo com minha versão do passado, nunca a ninguém. Cada mulher tem seu brilho único e vive sua fase da melhor forma que pode. Esse mundo já é tão machista a ponto das pessoas ficarem comparando mulheres, pra quê? Uma competição completamente sem sentido. Você não vê homens se comparando, por exemplo”.
Jaque ainda pontuou sobre a questão de como isso estava afetando a sua saúde mental. “Eu vivia frustrada. Quando comecei a trabalhar na TV, deixei toda essa neurose de lado. Até hoje, procuro não deixar essas pressões estéticas não regerem minha vida. Se quero comer algo, me permito. Se quero ficar um período mais focada, também me permito. A vida é feita de equilíbrio, qualquer coisa em excesso não faz bem. Já fiquei doente, com unhas frágeis, cabelo fraco, sem energia… Hoje em dia, eu quero distância de qualquer toxicidade assim”, declarou.
Hoje, Ciocci mantém um equilíbrio entre a saúde física e mental. “Achei uma medida legal. Gosto de fazer isso até pra testar minha disciplina… existe o que cada um pode, e quanto tempo tem disponível”, avaliou.