Com um poderoso efeito calmante, o chá de mulungu ajuda a combater o estresse e ansiedade, além de reduzir a insônia.

A planta mulungu (Erythrina mulungu) tem propriedades que também são analgésicas e antiinflamatórias, aliviando cólicas menstruais e dores musculares.

O consumo do mulungu pode ser feito em cápsulas, tintura ou chá, que é feito com cascas ou folhas da planta. Basta ferver uma colher de chá de cascas de mulungu (5 gramas) em 200 ml de água por cerca de 10 minutos. Depois disso, é só deixar em infusão por mais 5 minutos antes de consumir.

Apesar dos seus inúmeros benefícios, há algumas contraindicações segundo a nutricionista Laura de Souza Silva informou ao portal Metrópoles.

O consumo em excesso pode causar pressão baixa, fraqueza e sonolência. Além disso, a planta não é indicada para gestantes nem pacientes de tratamentos com antidepressivos. Segundo Laura, a planta pode ter interação com os remédios.

“O sistema nervoso consegue ampliar a sua capacidade de relaxamento, diminuindo a ansiedade. Por isso, é preciso ter atenção ao associar com o uso de medicações para o mesmo objetivo, já que a mistura pode ter efeitos indesejáveis”, explica a nutricionista.