Neste Dia Internacional da Mulher, pacientes oncológicas relatam vivências de otimismo e solidariedade na luta contra o câncer.

Em homenagem a este dia, profissionais de saúde do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, realizaram um evento a todas as pacientes da instituição.

Por meio do Grupo de Mulheres Vitoriosas, conta a história de superação de cada mulher que luta contra o câncer, dando apoio e força a cada uma.

“A história dessas duas mulheres ilustra a importância da união, solidariedade e esperança no enfrentamento das adversidades, servindo como exemplos de que é possível transformar desafios em oportunidades de crescimento e empoderamento feminino”, afirma o diretor-geral do HRBA, Gean Francisco Cercal. 

Superação 

Há cinco anos, Ralieny recebeu uma notícia que mudaria sua vida. Diagnosticada com carcinoma invasivo na mama, ela recorda sobre o começo do tratamento e o apoio inabalável de seu filho, na época com 8 anos. O tratamento foi árduo, mas ela encontrou apoio na equipe médica da unidade.

Foto: Divulgação/AgênciaPará

Empoderamento

Para Jocinete, a batalha contra o câncer de mama começou em 2021, quando foi diagnosticada com um subtipo agressivo da doença. Sua história é uma celebração da força feminina e da capacidade de encontrar beleza e leveza mesmo nos momentos mais difíceis.

Sobre o Grupo

Fundado em 2017, o grupo se tornou um refúgio de apoio mutuo e compreensão, em encontros dentro da sala de radioterapia da unidade.

Com o passar do tempo, o Grupo expandiu suas atividades, tornando-se também um espaço de organização, ação, troca de informações e a defesa de melhores condições no tratamento da doença.