A temperatura cai um pouco e automaticamente a tosse aparece, tanto na versão seca quanto na versão cheia de catarro. Isso porque a estação mais fria está relacionada a um aumento de secreções nas vias aéreas, além de uma maior disposição a ter gripe e resfriados.
O portal do Viva Bem separou algumas receitas de chá para aliviar esse sintoma ajudando na hidratação do paciente e que proporcione maior fluidez das secreções.
- Chá de Cravo e Canela
Benefícios: A canela e o cravo possuem taninos que ajudam a reduzir a produção de muco, possuem atividade antinflamatória, antioxidante e expectorante. O cravo, em específico, contém eugenol, uma substância com propriedades antissépticas e analgésicas, que podem ajudar a aliviar a irritação na garganta e reduzir a tosse.
Como fazer: Coloque uma canela em pau e três cravos da índia em uma xícara de água para ferver, e assim que levantar fervura aguarde cerca de 2 minutos e desligue o fogo. Espere cerca de 5 a 10 minutos, coe e beba o chá;
2. Chá de Eucalipto
Benefícios: O eucalipto contém compostos como o cineol (também conhecido como eucaliptol), que possui propriedades expectorantes e broncodilatadoras e ajuda a diluir o muco nos pulmões, facilitando sua eliminação e aliviando a tosse. Há também a substância citronelol auxilia na fluidificação das secreções para que fique mais fácil de eliminá-las. Além disso, o chá de eucalipto também pode ter efeitos calmantes na mucosa da garganta, reduzindo a irritação e a necessidade de tossir
Como fazer: Faça uma infusão usando uma colher de sopa de folhas de eucalipto picadas para 150 ml de água. Primeiro ferva a água e, assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de eucalipto, tampando o recipiente por entre 5 a 10 minutos. Coe e beba.
- Chá de Hortelã
Chá de hortelã Benefícios: A hortelã tem propriedades calmantes e descongestionantes, o que pode ajudar a aliviar a irritação e a tosse. A mentol, presente na hortelã, tem um efeito refrescante e anestésico suave na garganta, proporcionando alívio temporário dos sintomas. Além disso, ela possui vitamina C, que melhora a imunidade, fazendo organismo combater os agentes bacterianos ou virais que causam tosse decorrente de resfriados, gripes e infecções de garganta.
Como fazer: Faça uma infusão usando 3 folhas de hortelã picadas para 200 ml de água. Primeiro ferva a água e, assim que levantar fervura, desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã, tampando o recipiente por entre 5 a 10 minutos. Coe e beba.
- Chá de Gengibre
Benefícios: O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, podendo ajudar a reduzir a inflamação na garganta e aliviar a tosse. Isso ocorre graças aos compostos gingerol, chogaol e zingerona. Além disso, o gengibre pode ajudar a soltar o muco e facilitar a respiração.
Como fazer: Antes de tudo, limpe bem o gengibre com água e uma escovinha própria para lavagem de legumes. Fatie um pedaço de mais ou menos 5 centímetros e leve ao fogo em uma e meia xícara de água. Deixe ferver por 5 minutos, retire do fogo, espere um pouco e beba.
- Chá de Alegrim
Benefícios: O alecrim possui substâncias como o ácido rosmarínico, um antioxidante que possui propriedades anti-inflamatórias e neuroprotetoras, e a cânfora, um composto com efeito estimulante e expectorante. É também rico em flavonoides como a luteolina, que possui atividade antioxidante e anti-inflamatória.
Como fazer: O chá é preparado em forma de infusão, fervendo 200 ml de água e, assim que levantar fervura, adicione uma colher de sopa de alecrim. Tampe o recipiente, espere 5 a 10 minutos. Coe e beba.