Ícone do site Portal Norte

Antônio Peixoto deixa de ser vereador após mandato cassado pelo TRE-AM

Antônio Peixoto deixa o cargo de vereador de Manaus - Foto: Reprodução/CMM

Antônio Peixoto deixa o cargo de vereador de Manaus - Foto: Reprodução/CMM

O parlamentar Antônio Peixoto (Partido Agir) deixa de ser vereador em Manaus após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassar o mandato dele. Ainda cabe recurso para a suspensão da decisão.

A avaliação do caso aconteceu que nesta terça-feira (19) e até então, Peixoto ficaria no cargo até o fim do mandato, entretanto, o TRE-AM manteve a nulidade dos votos do partido devido fraude à cota de gênero nas eleições de 2020.

No dia 12 de março a cassação foi votada e obteve resultado de 5 a 1. Os desembargadores analisaram que o partido cometeu fraude nas eleições municipais de 2020.

A investigação do processo apontou que 18 candidatas da sigla não realizaram campanhas e nem registraram voto na urna, tampouco delas mesmo.

Cada partido deve ter pelo menos 30% de candidaturas femininas em eleições proporcionais, segundo a legislação eleitoral vigente.

A equipe jurídica de Antônio Peixoto deve avaliar possíveis recursos para a suspensão da decisão. Quem assume a vaga em aberto é o candidato Isaac Tayah.

Sair da versão mobile