Após a diminuição das águas dos rios que cortam os municípios acreanos, afetando cerca de 100 mil pessoas em todo o Estado, uma notícia traz alívio para milhares de famílias.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a antecipação do pagamento do 13º salário dos beneficiários da Previdência Social.
O pagamento será antecipado para os meses de abril e maio, em duas parcelas. Normalmente realizado no segundo semestre do ano, essa antecipação representará um aporte significativo na economia do Acre.
No total, mais de R$ 60 milhões em abril, beneficiando aproximadamente 70 mil pessoas, muitas delas impactadas pelos efeitos das enchentes no estado.
“Estamos cientes do sofrimento dos milhares de acreanos e acreanas com a cheia dos nossos rios. Tivemos até a nossa agência em Brasileia submersa. Essa antecipação do 13º vai ser fundamental para as famílias se reorganizarem”, comentou o gerente-executivo Rusemberg de Lima Costa.
O gestor ressaltou que o decreto de antecipação do abono anual foi assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (13).
Em todo o país, aproximadamente 33,6 milhões de benefícios serão contemplados com o abono anual. Lima Costa explicou que o 13º salário é depositado para aposentados, pensionistas por morte e aqueles que receberam auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
“Sempre faço questão de destacar que, no Acre, os pagamentos mensais de benefícios pelo INSS são maiores do que os repasses constitucionais feitos pelo Fundo de Participação dos Municípios”, concluiu.