O Lírio do Amazonas, conhecida como uma planta mega cheirosa, é ótima para ser cultivada em casa. A planta possui folhas largas que podem chegar até a 40 centímetros e possuem um tom verde bem escuro, além de lindas flores brancas.
De acordo com o UOL, a bióloga e botânica Pit Passi compartilhou algumas dicas essenciais para cuidar dessa planta. Como, por exemplo, a queda de temperatura vai influenciar na floração do lírio.
“Isso quer dizer que ela pode florir várias vezes ao ano ou ser induzida à floração, que é o que acontece nas estufas comerciais. A queda de temperatura não deve ultrapassar dos 17°C, pois a planta não tolera temperaturas menores que 15°C ou geadas”, detalhou Pit.
Segundo a especialista, a adubação deve ser feita somente nos meses mais quentes do ano. Já na hora de escolher o vaso para plantar a espécie, ela recomenda que sejam mais largos do que fundos, porque as raízes são em forma de bulbos e não atingem grandes profundidades.
Mas, se o Lírio do Amazonas não está nas condições ideais de luz, temperatura, adubação e regas, ele fica muito suscetível a ataques de fungos, lagartas e ácaros.
Lembrando também que ela é uma planta tóxica para os pets.