Ícone do site Portal Norte

Golpe nas redes sociais: Procon alerta população de Boa Vista

Golpe nas redes sociais: Procon alerta população de Boa Vista

Golpes nas redes sociais começaram surgir no início do ano - Foto: PMBV/Divulgação

O Proncon Boa Vista alerta a população sobre um novo golpe das redes sociais, onde criminosos prometem auxiliar os consumidores a receber indenizações da empresa Serasa Experian.

O golpe consiste em publicações enganosas, onde profissionais ou empresas prometem auxiliar o consumidor com os trâmites/tratativas para que haja o pagamento de indenização.

O valor a receber seria de R$ 30 mil, pagos pela Serasa Experian, a quem teve seus dados vazados por essa empresa de proteção ao crédito.

Segundo a secretária executiva de Defesa do Consumidor/Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, a empresa de proteção de crédito está sendo processada, porém ela ainda não foi condenada a pagar qualquer valor aos consumidores.

Diante disso, os golpistas estão criando sites para que as pessoas se cadastrem, prometendo facilitar o recebimento dessa indenização.

Na maioria das vezes, mediante a algum tipo de pagamento de valores referentes a taxas administrativas e/ou judiciais. 

“A ação está em tramitação na justiça. Então, enquanto não houver uma decisão final, não procede o pagamento da indenização que vem sendo prometida aos consumidores. Por isso, os consumidores têm que ter muito cuidado com esse novo golpe que está circulando, para que não paguem qualquer valor aos golpistas sob pena de perder o que pagou e, ainda, não receber nenhum tipo de indenização, conforme os golpistas colocam nos anúncios”, disse Sabrina.

Em nota encaminhada à imprensa, a Serasa Experian informou que está monitorando os perfis golpistas e tomando providências.

Golpes nas redes sociais começaram surgir no início do ano

Anúncios começaram a surgir no final de janeiro, mas proliferaram a partir da metade de fevereiro e permanecem circulando nas redes.

Alguns simulam reportagem de TV, onde um suposto apresentador fala sobre o pagamento de tal indenização, para dar um ar de credibilidade ao assunto.

Consumidor pode procurar o Procon

Caso o consumidor tenha alguma dúvida sobre o assunto ou queira denunciar ter sofrido algum tipo de golpe semelhante, pode entrar em contato com o PROCON Boa Vista, por meio do telefone (95) 98400-4441, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Além do e-mail procon@boavista.rr.gov.br ou pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista (aba DIREITO DO CONSUMIDOR).

Ou procurar pessoalmente a sede da SEDC/PROCON BOA VISTA que fica localizada na avenida Ville Roy, 6606 – Centro. de Boa Vista, capital de Roraima.

Sede da SEDC/PROCON BOA VISTA – Foto: PMBV/Divulgação
Sair da versão mobile