Ícone do site Portal Norte

Receita Federal autoriza dedução de pilates fisioterápico no IR

Receita Federal autoriza dedução de pilates fisioterápico no IR

Receita Federal autoriza dedução de pilates fisioterápico no IR - Foto: Freepik

A Receita Federal do Brasil passou a reconhecer que os gastos com pilates fisioterápicos podem ser deduzidos do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Esta decisão está formalizada na Solução de Consulta COSIT nº 32/2024, publicada em março de 2024.

Condição estabelecida pela Receita Federal

Essa condição é estabelecida pela Receita Federal do Brasil, que reconhece o Pilates como uma terapia de saúde válida e o embasamento legal encontra-se no inciso II, previsto no Art. 8º, da legislação do Imposto sobre a Renda, Lei nº 9.250/1995.

Pode descontar pilates do Imposto de Renda?

Contribuintes que fazem pilates podem fazer a dedução da atividade física na declaração de Imposto de Renda, segundo entendimento recente da Receita Federal sobre os gastos com o método de exercícios que busca fortalecer o corpo por meio de alongamentos e pequenos movimentos de resistência.

Como declarar sessões de pilates?

 Despesas com método pilates, quando relacionada a atividade privativa do fisioterapeuta, este, amparado por Decreto Lei nº 938/1969, é considerado dedutível, desde que, observado na despesa o recibo ou nota fiscal com o nome da clínica, ou do profissional com o respectivo CNPJ, ou CPF/MF, descrição da consulta.

Entre outros serviços aceito pela Receita Federal

Os serviços e produtos dedutíveis no Imposto de Renda perante a Receita Federal permitem a forma integral dos pagamentos feitos, seja a médicos ou áreas de especialidades, bem como: dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e hospitais.

Pode, inclusive, ser deduzidas as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentários.

Sair da versão mobile