O consumo de inhame previne doenças e também pode ajudar a perder peso. Um dos tubérculos mais usados na culinária brasileira, ele é rico em vitaminas C e B, além de possuir antioxidantes.
O inhame também é rico em ferro, potássio, fósforo, cálcio e fibras, que ajudam a controlar a saciedade, o colesterol e a perder peso.
O consumo desse tubérculo está associado, segundo o portal UOL, à redução de gordura ruim no corpo e ao aumento da massa magra.
Além disso, ele pode ser uma solução para pacientes de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, já que seu consumo melhora a atividade respiratória.
O coração também é beneficiado: o consumo do inhame previne doenças cardíacas, devido à alta quantidade de vitamina B6. O potássio presente também ajuda a controlar o colesterol, a frequência cardíaca e a pressão alta.
Já a presença da vitamina C, junto com o complexo B, fortalece o sistema imunológico e previne crises de resfriados e gripes.
Ainda de acordo com o UOL, há estudos sobre outros benefícios que o inhame pode trazer, como a prevenção de câncer e alívio na menopausa.
Além disso, o tubérculo também traz benefícios para a pele, auxiliando em tratamentos estéticos. A vitamina A presente também combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.