Inhame é uma fonte de energia e nutrientes ao corpo humano. Esse tubérculo apresenta diferentes cores como marfim, amarelo e roxo. Mas, o que chama atenção são os benefícios que ele traz para a saúde.

De acordo com o UOL, o inhame possui um tamanho semelhante ao de uma batata-doce, com casca marrom e fiapos. Ele é rico em energia, contendo 97 calorias em 100g. Além disso, apresenta alto carboidratos, vitaminas do complexo B, vitamina C e antioxidantes.

Ademais, apresenta na sua composição também carboidratos complexos e fibras solúveis. Por essa série de motivos, o inhame pode ser responsável pela melhoria na função respiratória. Ele também vai atuar na prevenção de doenças cardiovasculares, por causa da vitamina B6 e pelo potássio que contribuem para saúde cardiovascular.

Por ser rico em carboidratos complexos e fibras, ele vai ajudar na perda de peso. Esses nutrientes promovem saciedade e controle no nível de glicose, como resultado: emagrecimento.

O sistema imunológico também ganha com esse tubérculo por causa da presença da vitamina C e do complexo B.

Fora esses benefícios, o inhame vai agir na hidratação da pele, prevenção de cataratas nos olhos, recomposição natural de hormônios para mulheres na menopausa.

Consumo:

Pode ser consumido cozido, assado, em purês, sopas, e sucos. No entanto, mulheres gravidas precisam tomar cuidado, por causa de seu impacto nos hormônios femininos.