A gripe aviária já contaminou três pessoas nos Estados Unidos. Um trabalhador de setor de laticínios exposto a vacas infectadas foi o primeiro a sofrer com problemas respiratórios.
De acordo com o ViverBem, a gripe aviária costuma ser rara entre os humanos, sua mutação não consegue se ligar adequadamente às células humanas. Porém, quando acontece é de alto risco para o ser humano.
A maior preocupação está na mutação do vírus, caso aconteça maior sua transmissão entre os humanos. De acordo com os infectologistas ouvidos pelo portal da UOL, a possibilidade de uma pandemia é muito baixa, justamente porque essa propagação da gripe aviária de humano para humano é reduzida.
Os sintomas da gripe aviária são:
- tosse;
- Secreção;
- Febre;
- Dor no corpo e na cabeça;
- Falta de ar;
- Em casos graves, pode causar pneumonia e levar à morte.
Nos casos anteriores os dois outros infectados apresentaram conjuntivite e se recuperaram. O diagnóstico é feito por exames em laboratorial de RT-PCR que vai dar o resultado entre positivo ou negativo.
Tratamento
O tratamento da gripe envolve suporte clínico com medicações. Enquanto para casos mais graves, o uso de suporte ventilatório é necessário. Existem antivirais, porém ainda sem o consenso dos médicos.