Ícone do site Portal Norte

VÍDEO: jacaré e sucuri brigam por mais de 2 horas em rio do Pantanal

Jacaré e sucuri brigam por mais de 2 horas

Jacaré e sucuri brigam por mais de 2 horas - Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma cena peculiar foi registrada no Parque Estadual Encontro das Águas, em Mato Grosso, onde um jacaré atacou uma sucuri, resultando em uma luta que durou mais de duas horas. 

O evento, ocorrido no início de maio, foi capturado pelo guia de turismo Branco Arruda e postado nas redes sociais.

“Quando encontramos eles brigando, era por volta de 15h20. Fui embora às 17h30 e ainda estavam lutando. Não consegui ver o desfecho da briga”, relatou o guia turístico em entrevista ao G1.

Branco Arruda trabalha diariamente nos rios do Pantanal e sempre se surpreende com situações semelhantes durante os passeios. “É sempre esperar que a natureza mostre”, disse.

O Parque Estadual Encontro das Águas oferece visitas para observar os animais à distância durante passeios de barco nos rios do Pantanal.

A cena não chega a ser incomum, visto que os jacarés são predadores das sucuris, e o contrário também ocorre quando o réptil é filhote, segundo o biólogo Henrique Abrahão Charles. 

Os jacarés aguardam em seus territórios até que uma presa entre. Se não houver nenhuma presa, eles se deslocam para outro lugar.

Veja vídeo:

Jacaré e sucuri na Amazônia

Jacarés e sucuris são duas das espécies de répteis mais emblemáticas da Amazônia.

Na Amazônia, duas espécies de jacarés são comuns: o jacaré-açu (Melanosuchus niger) e o jacaré-tinga (Caiman crocodilus). Podem ser encontrados em uma variedade de habitats aquáticos, incluindo rios, lagos, pântanos e igarapés.

O jacaré-açu é o maior jacaré da Amazônia, podendo atingir mais de 4 metros de comprimento. O jacaré-tinga é menor, atingindo cerca de 2 a 3 metros.

A sucuri (Eunectes murinus), também conhecida como anaconda, é a maior serpente encontrada nas Américas e uma das maiores do mundo.

Habitam principalmente áreas aquáticas, como rios, lagos, pântanos e igarapés, mas também podem ser encontradas em ambientes terrestres próximos a corpos d’água.

Sair da versão mobile