O caso Djidja Cardoso comoveu o Brasil todo, porém, o Amazonas sentiu ainda mais de perto a perda da ex-sinhazinha do Boi Garantido. O sentimento se deu por causa da importância que a empresária tinha ao participar da história do Festival de Parintins.
De acordo com o g1, a história por trás do título de sinhazinha dentro do festival é interpretar a parte branca no folclore. Além disso, a sinhazinha era a filha do dono da fazenda. Importantíssima na história já que durante os atos é o boi da sinhazinha que morre e acontece o desenrolar da trama.
Na hora do voto, os jurados analisam beleza, leveza, graça, desenvoltura, simplicidade e alegria da personagem. Didija foi a representante durante cinco anos de Festival. Atualmente, o item é defendido pela modelo Valentina Coimbra, sucessora de Djidja.
O Boi Garantido prestou homenagens a Didjia Cardoso durante o seu velório.
Festival de Parintins
O Festival de Parintins é uma festa folclórica que acontece sempre na última semana de junho. O boi-bumbá é uma tradição no estado do Amazonas que apresenta sua cultura rica e encantadora há mais de 100 anos.
A disputa acontece no “Bumbódromo”, feita entre 21 itens oficiais que se apresentam durante os três dias de evento. Dentre as categorias estão: alegorias, torcida, toadas e personagens.
O 57º Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, vai ser transmitido na íntegra, ao vivo, na Rede Amazônica e em diferentes plataformas da Globo.