Moradores de Roraima enfrentaram alguns desafios devido a uma interrupção na conexão de internet causada pelo rompimento de uma fibra óptica. O problema começou no domingo (2) e resultou em 23 horas de serviço instável.
O problema afetou a rotina dos usuários até a normalização da conexão por volta das 14h da segunda-feira (3). Assim, muitos relataram dificuldades para acessar sites e serviços online.
Durante esse período, offline, muitas pessoas tiveram transtornos no trabalho, na educação e em outras atividades essenciais.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que monitora o tráfego de conexão em todo o Brasil, informou que a instabilidade ocorreu na fibra entre Roraima e Amazonas.
As operadoras de internet de Roraima
A Tim, que foi afetada desde o início, confirmou, por meio de comunicado, que a interrupção foi devida ao rompimento da fibra óptica. Já a Oi, que é a única fornecedora de internet via fibra óptica no estado, negou qualquer rompimento em sua rede.
A empresa também criticou a utilização do site da RNP como única referência para identificar problemas de conectividade em Roraima.
Esta é a décima vez no ano que o serviço enfrenta problemas. Em maio, foram registradas pelo menos três interrupções, sendo maior no dia 8 de maio, quando o estado ficou 14 horas sem internet.