As primeiras duas carretas da campanha de solidariedade “AM pelo RS”, chegaram ao Rio Grande do Sul na última sexta-feira (7), com ajuda humanitária.
Nas próximas semanas, as outras seis carretas também estarão em solo gaúcho. Organizada pelo Governo do Amazonas, a campanha busca oferecer assistência emergencial às cidades atingidas pelas recentes enchentes que devastaram o estado sulista.
Segundo o Governo do Amazonas, os caminhões carregados com alimentos não perecíveis, água potável e insumos veterinários, foram recebidos com entusiasmo e gratidão pela população local, voluntários e autoridades estaduais.
Saldo da Campanha
O Governo do Amazonas arrecadou cerca de 115 toneladas de doações, incluindo 98 mil litros de água, 15 toneladas de alimentos e 1,4 tonelada de insumos veterinários.
Além disso, sob a coordenação da Defesa Civil, 60 amazonenses que viviam em áreas afetadas pelas enchentes foram realocados.
A campanha AM pelo RS
A campanha “AM pelo RS” foi lançada pelo Governo do Amazonas em resposta aos pedidos de ajuda do Rio Grande do Sul, que enfrentou inundações e deslizamentos de terra em várias regiões.
A iniciativa busca fornecer suporte humanitário imediato e contínuo às famílias impactadas, com a recuperação e reconstrução das áreas afetadas.
Tragédia no Rio Grande do Sul
Desde 29 de abril, o Rio Grande do Sul enfrenta uma severa crise climática, impactando a vida de mais de 2 milhões de residentes.
Conforme informações da Defesa Civil, 476 dos 496 municípios sofreram danos devido às chuvas, resultando em mais de 800 feridos e 172 mortes.
Mais de 600 mil pessoas continuam deslocadas de suas casas, com 30.442 em abrigos e 572.781 hospedadas em casas de parentes e amigos.