O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado com diversos sinais de violência, nesta segunda-feira (10) no ramal Chico Mendes, bairro do Puraquequara, na zona leste de Manaus.
Segundo informações da polícia, a vítima estava com venda nos olhos, as mãos amarradas e também foi bastante agredida pelos criminosos que ainda efetuaram disparos de arma de fogo.
Foram quatro tiros que atingiram o homem, além do requinte de crueldade com que foi assassinado, de acordo com a perícia técnica da Polícia Civil. Entretanto, nenhuma cápsula foi encontrada na área onde o homicídio aconteceu.
Corpo de homem sem documentos
Ainda de acordo com informações de policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o homem possui uma tatuagem com o nome de Luis Kalebe.
Nenhuma documentação foi encontrada com a vítima. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) onde passará por exames e aguardar ser reconhecido por algum familiar para seguir com o velório.
O caso segue sob investigação da DEHS. Qualquer atualização sobre o assunto, será publicado no Portal Norte que também acompanha o assunto.
Como familiares podem identificar o corpo?
Para identificar o corpo de um ente querido no Instituto Médico Legal (IML) em Manaus, os familiares devem inicialmente entrar em contato com a unidade, que está localizado na Av. Noel Nutels, 300 – Cidade Nova II, e comparecer durante o horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
É essencial levar documentos que comprovem o vínculo com a pessoa falecida, como certidão de nascimento ou casamento, além de documentos de identidade da pessoa falecida, se disponíveis.
No IML, os familiares serão assistidos por um funcionário ou perito que os ajudará no processo de identificação. Dependendo do estado do corpo, a identificação pode ser feita visualmente ou por meio de características como roupas, objetos pessoais, tatuagens e cicatrizes.
Quando a identificação visual não é possível, métodos científicos como impressão digital, exame odontológico ou teste de DNA podem ser utilizados. A presença de testemunhas, como amigos ou outros familiares, também pode auxiliar no reconhecimento.
Após a confirmação da identidade, os familiares devem assinar um termo de reconhecimento. Em seguida, o IML emitirá um laudo de necropsia e a declaração de óbito, documentos necessários para os trâmites funerários e legais.
O IML pode ainda oferecer ou indicar suporte psicológico para ajudar os familiares a lidar com o processo de identificação e com o luto. Para mais detalhes, é recomendável entrar em contato diretamente com o IML de Manaus ou consultar o site oficial da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).