A dengue, arbovirose transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais. A doença tem padrão sazonal, podendo causar risco de epidemias.
No Brasil, a primeira epidemia documentada clínica e laboratorialmente ocorreu em 1981, em Boa Vista, capital de Roraima. Hoje o Brasil lidera ranking mundial de casos da doença, segundo a OMS.
O tratamento para a dengue visa principalmente o alívio dos sintomas e repor os líquidos perdidos pelo corpo, visto que não existe um medicamento específico para combater o vírus.
Como se cuidar durante a dengue
As medidas adotadas variam de acordo com a gravidade do quadro, mas no geral as recomendações são:
- Repouso;
- Beber bastante água para evitar a desidratação;
- Utilize somente medicamentos para aliviar os sintomas, como paracetamol para a febre e dor, sempre com orientação médica.
Dr. Drauzio Varella explica: os sintomas da dengue
Como prevenir a dengue
Desde 21 de dezembro de 2023, a vacina contra a dengue foi incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil assim se tornou o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público de saúde.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda algumas medidas de prevenção contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya, Zika e da febre amarela urbana. São elas:
- Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
- Remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de Mosquitos;
- Vedação dos reservatórios e caixas de água;
- Desobstrução de calhas, lajes e ralos;
- Participação na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
ATENÇÃO: Essa matéria é apenas um conteúdo informativo. O diagnóstico da dengue e os cuidados específicos para cada pessoa deve ser feito por um profissional de saúde.