Samuel Lopes (Republicanos) assumiu o cargo de vereador de Boa Vista na manhã desta quarta-feira (12) na Câmara Municipal. Ele ocupa a vaga de Adjalma Gonçalves (SD), cassado por infidelidade partidária.
Conhecido como Professor Samuel, ele é advogado e professor de direito, nascido em Santarém (PA) no dia 9 de maio de 1980.
Samuel permanecerá no cargo até 31 de dezembro deste ano. Após a posse, ocorrida durante sessão solene, ele considerou uma possível reeleição nas eleições municipais de outubro.
O novo vereador admitiu a dificuldade de programar projetos devido ao “período muito curto” de mandato. No entanto, ele pretende ouvir a população, identificar demandas sociais e propor soluções.
“Eu vejo que, inicialmente, o que eu posso fazer é ouvir a população, identificar demandas sociais e apresentar soluções efetivas que venham contribuir na vida de pessoas. Então, nesse momento, é o que eu posso fazer enquanto parlamentar. Eu confesso que não tenho a experiência política que os colegas da Casa tem, então isso se torna mais difícil. O que eu posso fazer é o básico, ouvir a população e apresentar soluções efetivas”.
– Samuel Lopes (Republicanos)
Dez parlamentares compareceram à cerimônia de hoje, que começou às 12h15. Também estiveram presentes o deputado estadual Marcos Jorge (Republicanos), amigos e familiares do novo vereador.
Quem é Samuel Lopes?
Aos 44 anos, ele é presidente da Comissão de Direito Processual Civil da OAB em Roraima, e coordena os escritórios compartilhados da Ordem.
Em 2018, a Câmara Municipal concedeu-lhe o título de cidadão boa-vistense pelos relevantes serviços à comunidade.
Nas eleições de 2020, Samuel recebeu 1.617 votos, ficando como segundo suplente do partido Republicanos.
Em 2022, concorreu a deputado estadual, terminando como quinto suplente com 839 votos. Em ambas as eleições, não declarou bens à Justiça Eleitoral.
A cassação de Adjalma
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato de Gonçalves em sessão realizada na terça-feira (11), acatando recurso do partido Republicanos contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).
Adjalma Gonçalves foi cassado por infidelidade partidária.
Durante a cerimônia de posse, liderada pelo presidente da Câmara, vereador Genilson Costa (Republicanos), Samuel Lopes prometeu cumprir as legislações e constituições vigentes.