Dois homens foram presos pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) com material ilícito avaliado em R$ 600 mil, uma arma de fogo e munições em Manaus. A ação ocorreu no bairro Flores, zona centro-sul da cidade, na quarta-feira (12).
O Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) prendeu em flagrante o colombiano Andrés Julián Diosa Osorno, de 47 anos, e Valdemir Moraes da Cruz Santos Júnior, de 34 anos. Os agentes apreenderam aproximadamente 30 quilos de drogas, incluindo maconha tipo skunk e cocaína, uma arma de fogo calibre 765, munições e uma balança de precisão.
Durante uma coletiva de imprensa na Delegacia Geral, o delegado-geral adjunto Guilherme Torres elogiou o trabalho do Denarc, destacando a desarticulação de laboratórios de drogas na cidade. Segundo ele, o Denarc já realizou várias ações este ano, apreendendo cinco toneladas de entorpecentes avaliadas em R$ 1 milhão.
O delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, explicou que a operação visava desmantelar um laboratório de drogas no bairro Flores. Andrés estava sob investigação há cerca de dois dias. Na quarta-feira, os policiais obtiveram informações sobre sua localização e montaram uma campana para prendê-lo.
Homens presos
Os policiais observaram Andrés sair de casa para realizar uma entrega de drogas, passando parte delas para outro veículo. Duas equipes foram formadas e, durante a abordagem, Valdemir foi encontrado com vários quilos de drogas e autuado em flagrante.
Na casa de Andrés, os policiais apreenderam mais quatro tabletes de cocaína, uma arma de fogo, munições, uma balança de precisão e documentos falsos. Em contato com a polícia colombiana, foi descoberta a verdadeira identidade dele.
Ambos responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse ilegal de arma de fogo. Andrés também responderá por falsidade ideológica.