O nadador Joan Penaloza, de 16 anos, foi convocado para disputar a Copa Pacífico de Águas Abertas, pela seleção brasileira, em agosto, no Equador.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) confirmou seu nome no site oficial, junto a outros renomados atletas de diversos clubes.
O atleta que é beneficiário do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Boa Vista, competirá nas provas de 5 e 10 quilômetros.
Penaloza é vice-campeão em sua categoria. O nadador expressou grande felicidade em representar o Brasil novamente.
“Fiquei bastante emocionado. É sempre gratificante representar o Brasil em uma competição internacional. A preparação está sendo forte e os treinos ainda mais intensos”, declarou o jovem.
Agora o jovem compõe o time coordenado pelo técnico Leandro Luy Peixoto.
Silvio Monteiro, treinador do nadador em Roraima, afirmou que o jovem está focado em conquistar o pódio e falou sobre a importância da bolsa do governo.
“Ele precisa de uma alimentação diferenciada, tem a questão dos suplementos esportivos, a viagem, hospedagem, entre outros itens que esse patrocínio ajuda muito”, disse o treinador.
O programa Bolsa Atleta
O programa Bolsa Atleta tem sido essencial para o sucesso dos esportistas beneficiados.
A iniciativa incentiva e auxilia atletas e paratletas onde são oferecidas ajudas de custo durante um ano para despesas como alimentação, material esportivo, taxas de inscrições em competições, transporte, entre outras.
De acordo com a prefeitura de Boa Vista, os valores variam de R$ 500 a R$ 800, dependendo da categoria.