O vice-campeão do BBB 24, Matteus Amaral, falou sobre as acusações de fraude em cotas raciais para entrar na universidade em 2014.
Em nota divulgada na última sexta (14), Matteus afirmou que outra pessoa realizou a inscrição por ele. O único documento exigido pela instituição de ensino na ocasião era uma declaração feita pelo próprio aluno. Porém, só haveria investigação se outro aluno o denunciasse.
“A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil”, disse ele.
Ele disse ainda que lamenta a impressão que causou com a polêmica, mas apesar disso reafirmou que é um defensor ativo da igualdade racial.
“Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção. Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso continuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido”.
Segundo o portal Leo Dias, o Ministério Público recebeu uma denúncia contra Matteus pela prática do crime de falsidade ideológica.
Matteus se inscreveu em 2014 para o vestibular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR) para cursar engenharia agrícola. No entanto, ele se autodeclarou uma pessoa preta.