A partir de um olhar muito sensível, o mini documentário “Por Todas Nós” pretende trazer à tona histórias e desafios enfrentados por mulheres transexuais em Roraima.

Em uma sociedade ainda marcada por preconceitos, quatro mulheres usam suas vozes para contarem suas próprias histórias, sob direção do cineasta Tallon de Almeida, idealizador da obra.

O filme, que estreia no dia 29 de junho, no Festival “Vozes e Faces do oRRgulho”, debate sobre identidade de gênero e diversidade no estado de Roraima.

A ideia do mini documentário surgiu das vivências de Almeida enquanto ativista político. Segundo ele, sempre houveram conversas para que Carla, Catarina, Sandra e Thamiris contassem suas próprias histórias.

“A gente juntou todas essas gerações, todas essas histórias, de uma forma que seja palpável, que seja assistível, que seja possível enxergar essas mulheres trans como seres humanos. O que aparentemente as políticas municipais não conseguem ver”, comentou Tallon.

De acordo com o produtor, que fez o trabalho de forma independente, ainda existe um apagamento histórico da arte LGBTQIA+ em Roraima, e por isso, a estreia acontece num local e momento em que se busca sensibilizar o acesso de pessoas queer à cultura.

Documentanto vivências LGBTQIA+

Cada relato capturado pelas câmeras é uma peça para entender a jornada de mulheres trans no Brasil, refletindo não somente as dores, mas também de acolhimento e aceitação.

A obra cinematográfica, através de experiências pessoais das quatro mulheres, convida todos à reflexão e ao diálogo.

Tallon explica que apesar das lutas LGBT ainda serem invisibilizadas, “é importante também saber que tem resistência, além de muita violência, também tem muito acolhimento”.

O projeto, que visa sensibilizar a população a essas pautas, foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura no país. Nesse caso, segundo o cineasta, a lei é de extrema importância para uma população que é geralmente rejeitada nos espaços públicos e espaços de trabalho.

Serviço:

  • Premiere do mini documentário Por Todas Nós.
  • Estréia: festival “Vozes e Faces do oRRgulho”.
  • Data e hora: dia 29 de junho, a partir das 17h15.
  • Local: Estúdio Parixara, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 2266 – Boa Vista.