A Casa de Governo coordenou uma operação para desativar pistas de pouso irregulares em Alto Alegre, município no noroeste de Roraima. A operação aconteceu nos dias 7 e 8 de junho.

A ação faz parte dos esforços de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), que começou no dia 6 de junho. A operação já eliminou seis das onze pistas identificadas.

Essas pistas clandestinas são essenciais para a logística dos garimpos ilegais, pois além de facilitar a entrada de equipamentos e suprimentos, elas também são usadas para a retirada de minérios.

A ação integra uma iniciativa do Governo Federal para proteger os Yanomamis e combater a expansão do garimpo ilegal na TIY.

No dia 7 de junho, duas pistas foram desativadas, e no dia seguinte, mais duas foram destruídas. Diversas forças de segurança, incluindo Ibama, Exército e a Força Nacional, uniram esforços para desmantelar a infraestrutura dos garimpeiros.

Além da destruição das pistas, foram apreendidos e destruídos 25 litros de AVGás, combustível essencial para a logística aérea dos garimpeiros, dificultando assim suas operações de abastecimento.

Veja o vídeo da destruição das pistas clandestinas

@casacivilbr Em cinco dias, uma operação de combate ao garimpo ilegal coordenada pela Casa de Governo desativou seis pistas de pouso irregulares na Terra Indígena Yanomami, em Alto Alegre, Roraima.  A estrutura facilitava a entrada de máquinas e suprimentos, além da retirada de minérios de forma criminosa.  #Yanomami #GovernoFederal ♬ som original – casacivilbr