Ícone do site Portal Norte

Operação contra garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami desativa pistas de pouso clandestinas

Força nacional em Roraima

Várias forças desmantelam pistas clandestinas de garimpo ilegal em RR. - Foto: Divulgação

A Casa de Governo coordenou uma operação para desativar pistas de pouso irregulares em Alto Alegre, município no noroeste de Roraima. A operação aconteceu nos dias 7 e 8 de junho.

A ação faz parte dos esforços de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY), que começou no dia 6 de junho. A operação já eliminou seis das onze pistas identificadas.

Essas pistas clandestinas são essenciais para a logística dos garimpos ilegais, pois além de facilitar a entrada de equipamentos e suprimentos, elas também são usadas para a retirada de minérios.

A ação integra uma iniciativa do Governo Federal para proteger os Yanomamis e combater a expansão do garimpo ilegal na TIY.

No dia 7 de junho, duas pistas foram desativadas, e no dia seguinte, mais duas foram destruídas. Diversas forças de segurança, incluindo Ibama, Exército e a Força Nacional, uniram esforços para desmantelar a infraestrutura dos garimpeiros.

Além da destruição das pistas, foram apreendidos e destruídos 25 litros de AVGás, combustível essencial para a logística aérea dos garimpeiros, dificultando assim suas operações de abastecimento.

Veja o vídeo da destruição das pistas clandestinas

@casacivilbr Em cinco dias, uma operação de combate ao garimpo ilegal coordenada pela Casa de Governo desativou seis pistas de pouso irregulares na Terra Indígena Yanomami, em Alto Alegre, Roraima.  A estrutura facilitava a entrada de máquinas e suprimentos, além da retirada de minérios de forma criminosa.  #Yanomami #GovernoFederal ♬ som original – casacivilbr
Sair da versão mobile