Após 12 horas preso, Francisco Benedito Sampaio Barreto, de 57 anos, foi resgatado dentro de um bueiro, na manhã desta terça-feira (18), no bairro Japiim, zona Sul de Manaus.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Francisco, também conhecido com “Gil”, entrou no bueiro por volta das 22h30 da noite anterior, após um desentendimento com um vizinho.

O irmão da vítima relatou que ele possui transtornos mentais, o que o levou a temer sair do local. O resgate, que durou 12 horas, envolveu o uso de cordas na tentativa de içar Francisco.

Em seguida, um bombeiro precisou entrar no bueiro para puxar Francisco, que foi retirado coberto por lama. A estrutura do bueiro tem cerca de 15 metros de extensão.

Duas unidades do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para o local, onde uma busca minuciosa resultou na localização e resgate de Francisco de uma das saídas do bueiro. Os bombeiros alternaram esforços para persuadi-lo a sair voluntariamente.

“Empregamos mais de 20 bombeiros e revezando as equipes. O mais importante era manter a calma da vítima. Ela adentrou esse canal a quase uma distância de 15 metros. Foi mais trabalho de convencimento. Chamamos o pessoal da comunidade”, afirmou o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes.

Francisco recebeu os primeiros socorros no local e foi posteriormente transportado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para um centro de saúde.